Finalidades
do programa de Psicologia
1. Fundamentar a aquisição de conhecimentos
e de instrumentos de leitura, a partir do trabalho sobre os conteúdos
programáticos, que permitam uma melhor compreensão do comportamento humano.
2.
Estimular o desenvolvimento pessoal e
social, a partir da reflexão sobre o comportamento e as convicções e os valores
próprios e dos outros, que permitem uma maior relação consigo próprio e com os
outros.
3.
Promover o desenvolvimento das
competências pessoais a partir da resolução de problemas e da realização de
projetos, que permitam a inserção ajustada ao mundo.
Resumo
da Matéria
1.
Para se responder á pergunta: “Qual a
expressividade do ser humano” tem de se estudar as bases genéticas.
2.
A genética é a ciência que estuda o
processo de transmissão dos carateres dos, progenitores para a sua descendia.
3.
As características genéticas são
transmitidas pelos cromossomas, são estruturas que se encontram no interior de
células.
4.
Os cromossomas são constituídos por ADN,
acido, desoxirribonucleico e são responsáveis pela transmissão da informação
hereditária em geração. Estão organizados aos pares.
5.
Cada espécie tem o mesmo número de
cromossomas constituindo o seu cariotipo. O cariotipo humano é
constituído por 46 cromossomas.
6.
O ADN é uma substancia química
constituída por quatro substancias químicas: (A) Adémia, (T) Timia, (C)
Citosina e (G) Guanina.
7.
O código genético é uma sequência
de aminoácidos na molécula de ADN que possibilita a transmissão das
características hereditárias.
8.
Os cromossomas são constituídos por
vários genes que são responsáveis por diferentes características.
9.
Os genes são segmentos de ADN organizados
em nucleótidos com uma determinada sequência. É um segmento de um cromossoma
com um código próprio que contem informação para produzir uma característica
determinada.
10. Distinguem-se
genes dominantes (produzem efeitos mesmo que estejam só presentes num
dos cromossomas do pai) e genes recessivos (só produzem efeito quando
estão presentes nos dois cromossomas do pai).
11. De
entre os vários tipos de genes destacam-se, os genes do desenvolvimento
que, entre outras funções planificam a construção do organismo, sendo
fundamentais no processo de constituição da espécie e do individuo.
12. O
genoma é o conjunto de genes que constituí o ser humano.
13. A
maiose é um processo de divisão de células sexuais que ocorre durante a
fecundação. O numero de células reduz-se para vinte e três, assegurando deste
modo os quarenta e seis cromossomas
característicos da espécie humana.
14. Este
processo de divisão é uma das condições da variabilidade genética, isto é um
conjunto de variações genéticas que existe
entre os membros de uma população.
15. Designamos
por hereditariedade especifica a informação genética que é responsável pelas
características de um individuo, tornando-o diferente de todos os outros.
16. A
hereditariedade individual corresponde a informação genética que é responsável
pelas características de um individuo, tornando-o diferente de todos os outros.
17. O
genótipo é o conjunto das determinações, genéticas herdade, é a coleção de
genes recebidos a quando da concepção.
18. O
fenótipo é o conjunto das características observáveis num individuo e
que resultam da interação do genótipo e do meio.
19. O
individuo é o resultado da combinação dos fatores hereditários e dos fatores
ambientais.
20. O
préformismo e a teoria da epigénese são duas prespectivas sobre o
papel da hereditariedade e do meio na constituição e no comportamento dos seres
humanos.
21. O
préformismo é uma teoria segundo a qual o embrião se desenvolve, segundo
as potencialidades existentes no ovo. É uma teoria que preveligia os fatores
genéticos do desenvolvimento.
22. A
teoria da epigénese demarca-se do préformismo ao afirmar a importância
do meio ambiente. No processo de desenvolvimento, ocorrem potencialidades que,
não estando presentes no ovo se desenvolvem por efeito da acção do meio.
23. A
filogénese e a ontogénese designam processos relativos ao
desenvolvimento.
24. Designa-se
por filogénese o conjunto de processos biológicos de transformação que
explicam o aparecimento das espécies e a sua diferenciação.
25. A
filogénese reporta-se á história da espécie.
26. A
ontogénese designa o desenvolvimento, a modificação do individuo, desde a
fundação até á morte.
27. A
ontogénese reporta-se á historia individual.
28. Segundo
a lei da recapitulação, a ontogénese recapitula a filogénese, isto é o
embrião, ao desenvolver-se, reproduz os estados da evolução da vida das
espécies.
29. A
lei da recapitulação defende que o desenvolvimento do individuo depende
apenas dos fatores biológicos.
30. Entre
as varias criticas á lei da recapitulação, destaca-se a que afirma que o
desenvolvimento no individuo depende da interacção entre os fatores genéticos e
os fatores ambientais, condição da adaptação dos seres ao meio.
31. São
as transformações antogenéticas que possibilitam a adaptação do individuo ao
meio. Por isso se pode afirmar que a antogénese determina a filogénese.
32. A
filogénese é o produto das conquistas individuais da antogénese.
33. A
generalidade dos animais têm um comportamento pré-definido, inato tem o que se
designa por programa genético fechado.
34. A
afirmação da existência de um programa genético nos seres humanos só pode
aceitar-se se o concebermos como um programa aberto, isto só é
suscitável de se adaptar ás influencias do meio ambiente.
35. O
inacabamento biológico do ser humano, o fato de ao nascer não apresentar
as suas competências desenvolvidas (é um ser prematuro), constitui uma
vantagem: possibilita uma maior capacidade para aprender e para se desenvolver.
36. A
neotenia designa o inacabamento biológico do ser humano ao nascer, o que
implica que a infância humana seja tão longa:
-O processo de desenvolvimento continua apos o nascimento.
-O processo de desenvolvimento continua apos o nascimento.
37. Diz-se
ainda que o ser humana é néotenio porque mantêm em adulto as características
juvenis.
38. O
programa aberto, a prematuridade do ser humano e a consequente necessidade de
continuar o desenvolvimento constituem uma vantagem, porque possibilita o
desenvolvimento de muitas capacidades e competências no contexto das
interacções sociais.
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